Cuidados iniciais 

      O cachorrinho vai para a sua nova família, que o foi buscar, para que comece a sentir-se protegido e integrado logo no primeiro contacto. Assim são evitados traumas e transtornos que mais tarde o podem limitar a vários níveis. 

     Por vezes a viagem é longa e podem sentir-se enjoados ou ficar um pouco apáticos, podem até vomitar e ficar com diarreia mas, é normal, devido ao stress causado pela mudança de ambiente. 

     A chegada deste novo membro da família é um momento de muita alegria e recheado de mimos mas há certos cuidados que são de extrema importância e devem ser implantados nesta nova aventura.

      1 - Se o cachorrinho só tem uma vacina e uma desparasitação, ainda não está totalmente protegido, por isso é importante evitar contactos com outros animais e até pessoas de fora do seu ambiente familiar. Não deixar que ele caminhe na rua onde andam outros animais. Tudo isto para prevenir possíveis contágios muito perigosos. 

   Uma semana após a 2a vacina já aconselhamos alguns passeios, sem muito contacto, mas para se ir ambientando aos sons e ao ambiente que o rodeia. 

   Depois da 3a vacina, já pode andar mais à vontade mas sempre com atenção ao que ele comer e às aproximações dos outros cães mais velhos. 

     2 - Seguir e respeitar o calendário de vacinação e desparasitação para evitar problemas que podem ser fatais.      Normalmente 2a dose às 10 semanas e 3a dose às 14 semanas. Aos 4 meses de idade é dada a vacina da raiva (obrigatória) que se repetirá a cada 3 anos.

     3 - Não dar banhos antes dos 4 meses, limpar com spray e toalhetes próprios para a higiene do cachorrinho. Assim são evitados resfriados e constipações. 

     4 - Não deve trocar a ração antes dos 4 meses.


     Esta é a ração que deve comprar 

LIBRA PUPPY 


      Se, por algum motivo, for necessário trocar, siga o procedimento de transição para evitar problemas digestivos. 

    O processo de transição é: de 2 em 2 dias trocar 25% da ração antiga pela nova e ir verificando a reação do cachorro. Se houver diarreia volte à medida anterior até estabilizar. 

     Além da ração deve estar sempre água fresca à disposição do cachorro. Podem ser-lhe oferecidos também: 

      Um filete de peixe cozido, 

       peito de frango cozido, 

       um pouco de carne picada cozida 

       iogurte simples com mel. 

      Nunca dar leite, chocolate nem carne crua.

     5 - Cuidado com todo tipo de objetos pequenos que eles possam engolir. Tudo é novidade e eles gostam de morder e brincar com tudo. Os brinquedos devem ser de boa qualidade para evitar que se desfaçam em pequenos pedaços, que eles podem engolir, e provocar entupimento das vias respiratórias ou do sistema digestivo. 

      6 - Muito cuidado com as plantas que têm em casa, algumas são tóxicas e podem provocar problemas nos cachorros. Na Internet há muita informação a esse respeito mas deixo um exemplo aqui >

     7 - Normalmente estão sempre muito ativos mas, se notar apatia, falta de apetite e diarreia muito líquida é sinal que algo está mal, deve contactar-nos rapidamente  para avaliarmos a situação e decidir o que fazer, se há ou não necessidade de levar o cachorrinho ao veterinário.

     Há muitos outros cuidados que devemos ter com os nossos patudinhos, e muitas situações diferentes podem acontecer. Cada cachorro tem a sua própria personalidade e as suas próprias necessidades. 

     Por isso estamos sempre em contacto com as famílias para ajudar o mais possível na felicidade e no bem estar destes seres maravilhosos.

Notificar abuso Saber mais